Secretaria de Governo – SEGOV

Reestruturação organizacional e de processos deve ser prioridade, diz Falconi

Compartilhar:

A reestruturação organizacional e de processos deve ser uma prioridade para as administrações estaduais, segundo o consultor Vicente Falconi, um dos maiores nomes da gestão no país, e que junto com o governador Rafael Fonteles participou, na manhã desta quarta-feira, 26, no Centro de Convenções de Teresina, do Papo de Governança.

O evento reuniu gestores, diretores e superintendentes estaduais e marcou o lançamento do livro “Diretrizes para o desenvolvimento de longo prazo do estado do Piauí”, de autoria do governador Rafael Fonteles. A obra reflete uma visão estratégica para transformar o Piauí em referência nacional e internacional de desenvolvimento inclusivo, sustentável e inovador. “A meta principal é garantir crescimento econômico acelerado com forte redução das desigualdades sociais e ampliando substancialmente a classe média”, destacou o governador.

As três diretrizes fundamentais para esse desenvolvimento de longo prazo são: superchoque educacional e tecnológico, estabilidade institucional e fiscal duradoura e abertura econômica com participação do Estado. “A base que acho mais relevante para gerar desenvolvimento socioeconômico é esse superchoque. Queremos chegar ao melhor Ideb do Brasil neste ano. E agora, vamos iniciar a base para o ensino superior”, adiantou Fonteles.

Ele também apresentou seis valores essenciais para alcançar esse modelo de desenvolvimento: integridade e transparência (comunicação), eficiência (gestão orientada por indicadores e resultados), transformação digital (choque de digitalização), sustentabilidade ambiental, participação popular e direitos humanos.

O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, fez uma explanação sobre “A Governança do Piauí em Perspectiva Histórica: Caminhos Trilhados”. Na ocasião, o gestor apresentou o Indicador de Maturidade de Governança (IMG), um modelo criado no Estado que tem apresentado resultados significativos. O secretário anunciou a implantação da ferramenta Metaggov a partir de Abril/2025.

O secretário de Governo, Marcelo Nolleto, observa que o Papo de Governança marca o início de um novo ciclo de monitoramento das metas do governo, focando na otimização de resultados e no acompanhamento contínuo das ações públicas. “Governança é mais que gestão, é transformação! Hoje reunimos líderes para inovar, acelerar resultados e construir um Piauí ainda mais forte”, afirmou.

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo