Rememorar a história e homenagear heróis do passado e do presente. Assim foram as celebrações pelos 202 anos da Batalha do Jenipapo nessa quarta-feira, 12, em Campo Maior, a única batalha sangrenta pela independência do Brasil. As comemorações iniciaram com uma celebração religiosa, seguida de desfile militar, encenação do espetáculo e entrega da maior comenda estadual.

O governador Rafael Fonteles conduziu os atos solenes, ao lado do prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix, do secretário de Governo, Marcelo Nolleto, e de autoridades locais e regionais. “É preciso reverenciar os heróis da batalha pelo esforço que fizeram para garantir a nação de hoje. Aqui teve sangue, suor e lágrimas para garantir exatamente a unidade e a independência em relação a Portugal e a união ao novo Brasil que estava sendo formado naquela época”, afirmou o governador.


A missa em ação de graças foi realizada na Catedral de Santo Antônio, na Praça Bona Primo. Em seguida, as autoridades assistiram o tradicional desfile militar, realizado pela tropa do 25º Batalhão De Caçadores – “Batalhão Alferes Leonardo de Carvalho Castelo Branco”, do 2º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) – “Batalhão Heróis do Jenipapo”, das Organizações Militares do Exército Brasileiro, da Polícia Militar do Piauí e do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.


Encenação
A encenação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”, dirigido pelo ator piauiense Franklin Pires, contou com com a participação de 120 profissionais, dos quais 65 atores, 19 alunos da Escola Técnica de Teatro Gomes Campos e 11 cantores que mostraram como ocorreu a batalha. O espetáculo relembra o confronto armado ocorrido às margens do rio Jenipapo. Nesta edição, a montagem trouxe novidades, como uma abordagem mais voltada para o público jovem, incorporando músicas inéditas e influências do rock.




Homenagens
O governador Rafael Fonteles entregou, ainda, a Medalha da Ordem do Mérito Renascença para 33 personalidades que contribuem com o desenvolvimento do Estado. Da Secretaria de Governo, foram homenageados o superintendente Executivo, Ivanovick Feitosa, e a cerimonialista Helda Costa.

“Esta comenda representa um momento significativo da minha trajetória. (…) Receber esta medalha, me conecta diretamente com a história de luta e resistência da Batalha de Jenipapo. Sinto-me profundamente honrado em ser reconhecido no meu Estado”, declarou o superintendente Ivanovick Feitosa, mestre em Direito e defensor público estadual há 16 anos.
Servidora da Secretaria de Governo há 15 anos e formada em Direito, a cerimonialista Helda Costa também recebeu a medalha com muita emoção. “Sinto-me muito honrada, e claro a responsabilidade aumenta, em executar meu trabalho com muita dedicação, zelo e respeito, como sempre faço. Minha gratidão ao governador, ao secretário de Governo e à diretora Mara Beatriz”, declarou.


Confira a lista dos homenageados
Grau Cavaleiro
Chaga Machado De Araújo
Josimar Romão Batista
Ramom Sousa Carvalho
Walber Meireles Pessoa Júnior
Oficial
Bruno Barbosa De Almeida
Charles De Holanda Pessoa
Fernando Marques De Freitas Aragão
Francisca Aurinete De Souza Freitas
Gean Lucas Da Silva Moura
Hamilton Reis Santiago De Matos Segundo
Helda Emília De Araújo Barbalho Costa
Ítalo Márcio Gurgel De Castro
Jacinta Maria Da Silva Bandeira
José Baltazar De Oliveira
Malthus Nóbrega De Carvalho Leite
Nayara Fabrícia Feitosa Da Silva
Pedro Otacílio De Sousa Moura
Rosanne Rocha Antonialli
Grau Comendador
Carlos Alberto Galvão Magalhães
Daniel De Sousa Alves
Dogival Vidal Dos Reis Neto
Domingos José Araújo De Abreu
Edson Eduardo Pramparo
Humberto Soares Filho
Ingrid Pereira Da Silva
Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro
José Ribamar Bastos
Marcílio Bona Andrade
Marcus Vinicius Malheiros Kalume
Rodrigo Torres De Araújo Lima
Rogério Alex Aquino De Castro
Grau Grã-cruz
Maurílio Miranda Netto Ribeiro