O governador Rafael Fonteles homenageou, nesta terça-feira (03), produtores, técnicos, instituições e empresas com a Medalha Estadual do Mérito Agropecuário João Mendes Olímpio de Melo, em reconhecimento por suas contribuições ao desenvolvimento do agronegócio piauiense. A outorga da medalha aconteceu no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, em Teresina, como parte da programação da 73ª Expoapi.

Fonteles destacou a importância do evento para integração da agricultura e pecuária no estado, reunindo pequenos, médios e grandes produtores. Falou também da relevância das homenagens. “Temos que reconhecer aqueles que fazem a agropecuária do Piauí, sejam investidores, sejam técnicos, sejam instituições que movem o setor agropecuário do Piauí, que agora vivem uma nova forma. A fase da industrialização, dos frigoríficos, de usinas de biocombustíveis, de fazendas irrigadas, de indústrias de beneficiamento de algodão e por aí vai” considerou.
Instituída em 1992, a Medalha do Mérito Agropecuário é uma forma de reconhecimento à importância crucial desse setor produtivo para a geração de emprego, renda e riqueza, impulsionando a economia local e promovendo o desenvolvimento do Piauí.

“O desenvolvimento e melhoramento genético de bovinos, para a região meio norte no estado do Piauí, tornou-se uma realidade. Investimos fortemente nessa qualificação, melhoria genética, novas metodologias. É uma felicidade muito grande poder estar aqui representando meu pai João Claudino” disse João Claudino Fernandes Júnior, homenageado na categoria Produtor.
Na atual edição, foram agraciados pela honraria nove produtores, cinco técnicos, quatro instituições e duas empresas. “A gente tem a obrigação de reconhecer aqueles que trabalham para fazer o Piauí avançar. O Piauí está num momento novo” resumiu o secretário do Agronegócio, Fábio Xavier.


Homenageada na categoria Técnico, Bruna Helena Sedrez Rebelo, discursou em nome dos agraciados. Ele atua na área de seguros voltados ao agronegócio e exaltou o desenvolvimento do setor. “A medalha é o reconhecimento do nosso trabalho, desenvolvendo, treinando pessoas, dando oportunidade. E isso enche nosso coração de alegria! Foi um pedido até do governador da gente consolidar o estado do Piauí, sem essa divisão entre o sul e o norte. Hoje a gente consegue estar todo mundo junto, nesse propósito que o estado do Piauí é um estado único” ressaltou.
- AGRACIADOS 2024:
- CATEGORIA PRODUTOR
- 1. ERNEST MILLA (POST MORTEM): Faleceu em 2021 por complicações da COVID. Recebe a homenagem o seu filho Karl Milla. É um dos desbravadores do cerrado piauiense. Iniciou suas atividades no Piauí na cidade de Baixa Grande do Ribeiro, no ano de 2001. O grupo, hoje administrado pelos filhos, coleciona recordes de produtividade e diversos prêmios pelo Comitê Estratégico de Soja do Brasil.
- 2. FREDERICO DIAMANTINO BONFIM E SILVA: começou cedo a seguir os passos do pai diamantino, de quem herdou a paixão pela advocacia e pela agropecuária. Em 1980, iniciou a criação de gado nelore, em Uberlândia (MinasGgerais).
- 3. JOÃO CLAUDINO FERNANDES JÚNIOR: empresário, formado em administração de empresas e em economia. É o diretor-presidente do Conselho das Empresas do Grupo Claudino; e do Conselho da Associação Junior Achievement Piauí. Neste ano de 2024, estabeleceu o maior confinamento de gado bovino já realizado em Teresina, com 4.500 de cabeças confinadas.
- 4. JOSÉ ALDEMIR TEIXEIRA NUNES JÚNIOR: médico e agropecuarista. Concilia sua profissão médica com a paixão pela agropecuária, herdada do seu avô. Fundou a Nelore Silverado, com sedes em Angical, Teresina e Caxias.
- 5. JOSÉ CARLOS BEZERRA DE SÁ: piauiense, natural de São Pedro do Piauí, investe em pecuária de corte há mais de 40 anos no Piauí e Maranhão. É proprietário da Laticino Vale do Leite tirando 70 mil litros de leite por dia.
- 6. LUIZ FERREIRA DO NASCIMENTO FILHO: Criador de cavalos da raça Mangalarga Marchador. Proprietário do centro de treinamento de equinos do parque de Exposição de Teresina, voltado para treinamento e hospedagem de cavalos da raça e aulas de equitação. É o diretor financeiro do Núcleo Piauiense dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador.
- *7. NELSON JOSÉ NAGEM FROTA:* iniciou na atividade agropecuária no ano de 1972, sendo responsável pela importação de reprodutores geneticamente superiores diretamente do centro sul do país.
- 8. PAULO HENRIQUE PIAIA: empresário em Baixa Grande do Ribeiro, iniciou a abertura dos campos para produção de arroz em 2003. Em 2010, foi realizada a primeira colheita de soja e, hoje, a pecuária e a produção de etanol de milho fazem parte dos negócios da família.
- 9. TIMOTHY DALE CARTER: Proprietário e arrendatário de fazendas nos municípios de Corrente e Parnaguá. Possui criação de gado nelore, gir, girolando e ovinos da raça dorper, utilizando as mais altas tecnologias, como inseminação artificial e fertilização in vitro.
- TÉCNICO
- *1. ALBERICO JOSÉ LINS DE ARAÚJO:* natural de Barreiros, Pernambuco. É técnico agrícola, formado pelo Colégio Agrícola João Coimbra. Em 1992, fundou a Noragro com atuação na comercialização de insumos agrícolas. É sócio fundador e presidente da Acapi – Associação do Comércio Agropecuário do Piauí.
- *2. BRUNA HELENA SEDREZ REBELO:* nascida em Blumenau, Santa Catarina, proprietária da Sedrez seguros, corretora voltada ao segmento do agronegócio. Bruna é a coordenadora do “espaço agro” na Expoapi 2024.
- *3. GENEZ MOURA LIMA NETO:* médico veterinário, é inspetor oficial de Registro Genealógico de Caprinos da ABCC – Associação Brasileira de Criadores de Caprinos do Piauí e do Maranhão. É titular da Vet & Clinic – atendimento veterinário.
- *4. ROSVALDO DUARTE BEZERRA:* médico veterinário mestre em Ciência Animal, atua na clínica de Grandes Animais do Hospital Universitário desde 1984.
- *5. TANGRIANI SIMIONI ASSMANN:* Formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado em Ciências do Solo, doutorado em Produção Vegetal e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Atualmente, é vice-reitora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
- CATEGORIA INSTITUIÇÃO
- 1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE ZEBU – ABCZ JOVEM: representada por seu presidente Emanuel Adrian, a ABCZ Jovem é a primeira associação de pecuária do nosso país a ser certificada pelas normas isso 9001 e isso 14001.
- 2. FUNDAÇÃO CULTURAL E DE FOMENTO À PESQUISA, ENSINO, EXTENSÃO E INOVAÇÃO – FADEX: representada por seu superintendente Antônio Vinicíus Oliveira Ferreira. Criada em 2005, a Fadex já participou diretamente de 1.500 projetos em todo o brasil,
- 3. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC: representada pelo seu secretário Washington Bandeira.
- 4. SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS – SEMARH: representada pelo seu secretário Daniel Oliveira.


- CATEGORIA EMPRESA
- 1. FAZENDA SANTA RITA: representada pelos sócios proprietários Ricardo de Paiva e Fábio Barbosa Júnior. A fazenda foi adquirida em 2021, com 2.818 hectares, sem estrutura, sem casa e sem pastagem. Hoje acolhe um rebanho de 1700 cabeças de gado, sendo uma parte de gado po (pura origem), o que representa o compromisso com a qualidade genética.
- 2. GRUPO TOMAZINI: representado por José Mário Tomazini. O grupo Tomazini tem atuação no município de Uruçuí, com produção de milho e soja e a implantação de novo e estratégico completo agroindustrial totalmente verticalizado para abate e processamento de 500 mil aves/dia. O investimento contempla a construção de 400 galpões para cria e recria de matrizes reprodutoras e engorda de frango.