Teresina sedia até esta sexta-feira, 04, no Centro de Convenções, o Nordeste On (NEON) 2025, maior evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo da região, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Governo do Estado. O evento terá mais de 60 horas de conteúdo avançado, incluindo palestras, mentorias, rodadas de negócios, exposição de startups, além da participação de grandes empresas de tecnologia como Google, Meta, TikTok e iFood.
Esta é a terceira edição do Neon e consolida o Piauí como referência em inovação no Nordeste. O governador Rafael Fonteles, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, e o secretário de Governo, Ivanovick Pinheiro, prestigiaram a solenidade de abertura. “O próprio exemplo do governo, sendo o mais inovador do Brasil com ações de sucesso nas áreas de segurança, saúde e educação, tem feito com que essa tecnologia seja exportada para outros estados da federação”, afirmou o governador.

O evento também reafirma o protagonismo do Nordeste no cenário da inovação. “O Nordeste tem o segundo maior número de startups do país, e Teresina está entre as 10 cidades brasileiras com mais startups sediadas. O governo investe em transformação digital, inovação e tecnologia como pilares. Exemplos são o Gov.Pi, Saúde Digital e o BO Fácil, que facilitam a vida do cidadão”, frisou o superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.

Entre as 200 startups expositoras na Arena Startups, destacam-se iniciativas com soluções inovadoras em áreas como inteligência artificial, gestão jurídica, educação, saúde e impacto social. Para os empreendedores locais, o evento representa uma oportunidade única de visibilidade e conexão. “Estar no NEON significa se conectar com pessoas. Você está aqui batendo um papo com uma startup do seu lado, com um possível investidor do outro. É estar presente no ecossistema e abrir portas para oportunidades”, afirma Gabriel Esteves, CEO da Flux Consultoria, especializada em IA.
Instalado em uma área de 14 mil m², a iniciativa promove diversos espaços temáticos, que ampliam a experiência dos participantes. Já a Arena do Futuro recebe grandes nomes do cenário nacional e internacional, como Camila Farani, Nina Silva, Alfredo Soares, Tony Ventura e Lucia Helena Galvão, discutindo tendências e o impacto da inovação.

O evento valoriza ainda a cultura e os produtos regionais. No Hub Origens, o público encontra produtos com Indicação Geográfica (IG) de diversos estados do Nordeste, como a Opala de Pedro II (PI), a Cajuína do Piauí, a Renda Renascença (PB) e a Cachaça de Viçosa (CE).
Outros ambientes incluem a Arena Global, com a seletiva para o Web Summit Lisboa, com 38 startups nordestinas concorrendo a uma vaga no evento internacional; e ainda: a Arena Inova Tech e a Arena Edu Tech, voltadas à inovação e educação empreendedora. A experiência é completada por espaços como a Arena Gastronômica, a Arena Pop Tech, o Lounge ESG, a Loja Sebrae, o Espaço de Descompressão, ideal para descanso e networking informal; e o NEONCast, podcast transmitido ao vivo com cobertura em tempo real.


O NEON 2025 também realiza visitas técnicas a instituições do ecossistema de inovação de Teresina e reafirma seu compromisso com a sustentabilidade por meio de um Plano de Descarbonização. A iniciativa inclui ações como transporte sustentável, gestão de resíduos, uso de energia limpa e o Carbonômetro, ferramenta interativa que mede a pegada de carbono dos participantes.
GOVERNO DO PIAUÍ PRESENTE

Diversos órgãos do governo do Estado participam do evento, em várias vertentes, como educação e tecnologia. A Secretaria de Inteligência Artificial (SIA) apresenta ferramentas de apoio aos micro e pequenos empreendedores. Atualmente, a SIA mapeou 144 ferramentas de inteligência artificial que podem ser usadas por empresas para melhorar sua performance. “Aqui no Neon, a gente trouxe a ‘E Aí, SIA?’, que é um chatbot interativo, no qual os empreendedores, os startupeiros entram em contato, via WhatsApp, colocam a área da sua empresa, as suas principais dores, os seus principais interesses e, a partir daí, esse chatbot retorna com as ferramentas de inteligência artificial que podem ser úteis para sanar aqueles problemas”, explicou Rebeca Nepomuceno, diretora de Economia Digital e Gestão da SIA.
O Hub Investe Piauí recebeu a visita de participantes do evento para uma visita técnica especial. Os participantes puderam conhecer as estratégias e ações do governo do Estado operacionalizadas pela Investe com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo, apoiar startups e promover a transformação digital em diversas áreas.
Os visitantes conheceram os sistemas e plataformas que integram os serviços públicos digitais do Piauí, com destaque para as plataformas Gov.pi Cidadão, Gov.pi Empresas e o App Piauí Primeira Infância. Já a Secretaria de Segurança Pública do Piauí está presente com o Instituto de Cidadania Digital, promovendo a emissão gratuita da Carteira de Identidade Nacional (CIN) no local do evento.
A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) marca presença com estande interativo e programação voltada à valorização de experiências educacionais que unem Tecnologia, Criatividade e Protagonismo Juvenil. Entre os destaques do estande da Seduc, estão a Oficina de Inteligência Artificial, a apresentação dos projetos em parceria com a TRON e o game educativo desenvolvido por alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Maria Modestina Bezerra, de Teresina. A proposta, criada por estudantes do Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais, utiliza uma abordagem imersiva para o ensino de idiomas com o apoio de Inteligência Artificial.









*Com informações e fotos da SECOM e Segov