Secretaria de Governo – SEGOV

Diálogos pelo Piauí em Piripiri realiza quase 6 mil atendimentos

Compartilhar:

A segunda edição do Diálogos pelo Piauí, em Piripiri, foi sucesso em atendimento ao público durante os dois dias de evento. Quase 6 mil atendimentos foram realizados à população do território dos Cocais, que abraçou a oportunidade de “dialogar” diretamente com o Governo do Estado. Mais de 40 ações estaduais foram oferecidas na Feira de Serviços, aproximando a gestão pública do Estado da população, além das oficinas de revisão do Planejamento Plurianual e a plenária geral com o governador Rafael Fonteles, promovendo cidadania e a participação efetiva da população no planejamento estadual.

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, elogiou a iniciativa e destacou a relevância de ações como esta para os moradores do município e de toda a região dos Cocais. “Eu estou feliz! Acredito muito nesse tipo de ação governamental que aproxima o povo da gestão. O gestor tem que sair do gabinete, o geladinho que eu chamo. Nós temos que ir às ruas, ir à zona rural, ir onde o povo está, e a praça é essa ferramenta popular e democrática que permite estar perto do povo”, aponta a gestora.

Na área da saúde, a Feira de Serviços teve destaque especial. Tatiana Monteiro, coordenadora da 3ª Gerência Regional de Saúde, explicou as ações promovidas no evento. “Nós temos vacinação, testagens de ISTs, entre elas HIV, hepatite B, sífilis, e nós também estamos com o apoio do Programa Saúde Digital. O projeto está aqui com toda a sua equipe, ensinando as pessoas sobre o aplicativo e atendendo no momento. Aplicamos mais de 150 doses de vacinas para a população. No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), só ontem fizemos mais de 200 testes”, enumera a gestora.

O secretário de Governo, Ivanovick Feitosa, prestigiou o evento no sábado, 26, ao lado dos secretários de Planejamento, Washington Bonfim; de Relações Sociais, Núbia Lopes; do Meio Ambiente, Feliphe Araújo; de Comunicação, Marcelo Nolleto; da Assistência Social e Cidadania, Regina Sousa; de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa; da primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças, e demais gestores.

Entre os serviços mais procurados estão informações sobre saneamento, oficina de leitura infantil da Secretaria de Edução(Seduc), o aplicativo Made in Piauí (Investe Piauí), distribuição de mudas, cursos para lideranças locais, pintura de rosto e trança afro, atendimento à mulheres e a Quitanda da Agricultura Familiar.

Outro serviço bastante procurado é a emissão da identidade digital, através do Instituto de Identificação Félix Pacheco. “Todos que nos procuraram tiraram sua carteira, 24 horas depois vão poder acessar no aplicativo Gov.PI e na segunda-feira ter acesso a carteira física”, comentou Djane Santos, coordenadora do Instituto Félix Pacheco.

A Quitanda da Agricultura Familiar, também bastante prestigiada, traz ao território Cocais oportunidade para os produtores locais comercializarem seus alimentos e fortalecerem parcerias. A maioria deles conseguiu ultrapassar os R$ 600 em vendas de produtos apenas no primeiro dia.

A produtora Emanuela Pereira, da CooqFrut, elogiou a iniciativa. “Nós produzimos vários produtos como o arroz torrado, a paçoca de gergelim, a cachaça. Nós tiramos o sustento das nossas famílias com o Quintais Produtivos. Estamos aqui hoje nesse grande evento importantíssimo para a agricultura familiar porque consegue reunir várias famílias para comercializar seu produto e mostrar o que temos de melhor”, disse.

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo