Secretaria de Governo – SEGOV

Embaixador de Cuba no Brasil recebe título de cidadania piauiense

Compartilhar:

Celebrar o povo cubano e a relação de amizade e respeito estabelecida entre o Brasil e Cuba foi o objetivo da homenagem prestada ao embaixador de Cuba no Brasil, Adolfo Curbelo Castellanos, nesta quarta-feira, 21, pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O secretário de Governo, Ivanovick Feitosa, participou da solenidade representando o governador Rafael Fonteles.

Foto: Regis Falcão – Alepi

Proposta pelo deputado estadual Francisco Limma (PT), a concessão do título de cidadania piauiense também foi um agradecimento ao desempenho do diplomata cubano para o fortalecimento das relações internacionais entre Brasil e Cuba. “Esse título é uma lição da importante amizade e também uma expressão da vocação para a integração, prática da solidariedade e espírito de colaboração dos dois países. Espero colaborar ainda mais para ampliar os vínculos e as relações bilaterais entre os nossos povos”, declarou Adolfo Castelhanos.

O embaixador destacou a cooperação entre Cuba e o Piauí na área educacional, com foco na redução do analfabetismo, que viabilizou a alfabetização de mais de 500 jovens em 2018. Ele também citou a recente assinatura de memorando entre os dois países para a criação do Programa Cátedra Jorge Amado, com a finalidade de viabilizar o intercâmbio de estudantes e pesquisadores. E, agora, a realização da Feira Literária da Diversidade, Raça, Etnia e Gênero (FLID), no Piauí, que conta com a presença de escritores cubanos, promovendo um verdadeiro intercâmbio cultural.

O deputado Limma ressaltou a relação de amizade e respeito com Cuba, tanto na área técnica como cultural, e sobretudo na educação e saúde, com os Programa Mais Médicos e Saúde da Família. “A entrega deste título é um reconhecimento ao povo cubano que tem demostrado resiliência, principalmente diante dos desafios impostos pelo bloqueio econômico feito pelos Estados Unidos, uma medida desnecessária, desumana e incomensurável”, definiu.

Através do Programa Mais Médicos, mais de 250 médicos cubanos atuaram profissionalmente em cerca de 150 municípios do Piauí, segundo o deputado.

EMBAIXADOR – Adolfo Curbelo Castellanos é diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores de Cuba e assumiu oficialmente o cargo de embaixador extraordinário e plenipotenciário em maio de 2023. Já representou Cuba em diversos países, entre eles União Soviética, Federação Russa, Jamaica, Panamá, Paraguai e Chile, onde chefiou a missão diplomática cubana.

FLID – O embaixador está em Teresina participando da 3ª edição da Feira Literária da Diversidade, Raça, Etnia e Gênero (Flid 2025), que acontece de será realizada do dia 21 a 23 de maio, no Theatro 4 de Setembro. O evento busca dar visibilidade a vozes das comunidades afro-brasileira e indígena, mulheres e pessoas LGBTQIAP+. Entre os convidados estão o escritor e poeta Nelson Simón, presidente da União dos Escritores e Artistas de Cuba, e a poeta Bárbara Hernández, da Universidade de Pinar del Río.

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo