
Durante duas semanas, servidores de 35 órgãos do Estado participaram do curso de capacitação promovido pelo Governo do Piauí, em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), com o objetivo de melhorar a eficiência das políticas públicas.
Nesta sexta-feira (12), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), foi realizada a aula de encerramento, proferida por Wesley Barcellos, do CLP, e Ângela Guirao, coordenadora da agenda climática na Prefeitura de Campinas, estado de São Paulo.
Com foco nos cinco pilares do Ranking de Competitividade: inovação, segurança pública, sustentabilidade social, capital humano e sustentabilidade ambiental, o curso reuniu 192 servidores.
“Hoje encerramos o curso falando um pouco sobre a história da política ambiental e de quais são as competências do Estado, União e municípios”, disse Ângela Guirao, completando que os participantes ainda puderam olhar um pouco das boas práticas de outros estado e pensar como é possível aprimorar as políticas ambientais no Piauí.

De acordo com Gabriela Celso, superintendente de Monitoramento Estratégico da Seplan, a capacitação será um importante aliado na melhoria da gestão pública no Piauí. “Com o que aprendemos no curso poderemos usar de forma ainda mais estratégica os indicadores que vem transformado a gestão pública em áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura”, afirmou a gestora.
A capacitação, que contou com coordenação da Secretaria do Planejamento do Piauí (Seplan), integra o Modelo de Gestão Estadual Avançada (MGE), que orienta o Estado para uma administração baseada em resultados e na melhoria da eficiência das políticas públicas. Estruturado em 55 indicadores, o curso busca aprimorar o planejamento, o monitoramento e a avaliação de programas estratégicos, reforçando o compromisso do Piauí com a modernização da gestão pública.
Um dos participantes foi Adeilton Dias, gerente de TI da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Segundo ele, o curso foi de extrema importância para todos os servidores do Estado. “Mostra as peculiaridades e a necessidade de se ter fatos concretos e reais, para que cada gestor possa tomar suas decisões pautadas em dados, em resultados, e, assim, ter uma perspectiva e um dimensionamento de resultados para todo o Piauí”, explicou o servidor.
Além de palestras e aulas, ao longo dos próximos meses os participantes devem entregar relatórios voltados ao acompanhamento das políticas públicas.
O CLP é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2008 mobilizando redes, lançando ferramentas e formando lideranças públicas.