
O governador Rafael Fonteles entregou à prefeita de Novo Santo Antônio, Elisa Paz, o selo “Município 100% Digital” e assinou acordo de cooperação técnica com outros 12 municípios que se comprometem a garantir o acesso de toda a população à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A solenidade aconteceu nesta terça-feira (16), durante o Dia D da Cidadania Digital, promovido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), no Espaço da Cidadania Digital, localizado no centro de Teresina.
O Piauí ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de emissão do documento. Novo Santo Antônio foi o primeiro município do Brasil a alcançar 100% da população documentada com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O compromisso assinado pelos gestores estabelece que, até janeiro de 2026, os 12 municípios farão esforços para que esse benefício alcance toda a população.

“Esta é uma marca histórica. Temos de celebrar que um município brasileiro já emitiu a CIN para todos os seus habitantes. Desde quando chegamos ao governo, estamos trabalhando em conjunto com os estados para ampliar a expedição da nova carteira, já tendo alcançado mais de 33,5 milhões de pessoas. Com a CIN, vamos resolver esse problema de identificação, uma questão que assola o Brasil há décadas”, afirmou o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas.
A prefeita de Novo Santo Antônio, Elisa Paz, comentou que o esforço valeu a pena. “Virou um marco não só em nível local, mas em nível de Brasil. Agradeço a todos que contribuíram para que se tornasse realidade: as entidades que cooperaram, o Governo do Estado, parceiros e nossa equipe. Valeu a pena”, disse a gestora.

O acordo de cooperação abrange os municípios de Jatobá do Piauí, Riacho Frio, Francisco Macedo, Luzilândia, Altos, Caxingó, Guaribas, Guadalupe, Santa Cruz do Piauí, Geminiano, Rio Grande do Piauí e Várzea Grande. Os prefeitos participaram do evento e comentaram sobre os benefícios que a CIN garantirá.
“É de suma importância essa parceria com o Governo do Estado. Na nossa cidade já estamos com mais de 90% dos cidadãos com a carteira nacional digital. Tenho certeza de que até o próximo mês atingiremos 100% dos cidadãos com a carteira. Essa parceria com o Governo do Estado é fundamental”, destacou Magno Cardoso, prefeito de Caxingó.

O prefeito de Riacho Frio, Jabes Lustosa, disse que vai antecipar a meta. “Estamos com 75% das carteiras feitas hoje, mas o compromisso é de, em até cem dias, chegar a 100%. Vamos intensificar, chamar a população e mobilizar todo o município para alcançarmos esse feito”, afirmou.
O governador também homenageou pessoas e instituições que vêm colaborando com a ampliação do benefício. “Para a Defensoria Pública é uma oportunidade muito importante de contribuirmos para termos mais pessoas documentadas, com acesso aos serviços públicos e aos direitos, que é o grande objetivo. Muito nos alegra receber hoje essa homenagem em nome da Defensoria Pública, dos nossos servidores, defensores, e contribuir para que a população viva com mais dignidade”, destacou Karla Yáscar, defensora-geral do Estado.

“O governador Rafael Fonteles percebeu que a cidadania dependia dessa identidade digital e promoveu políticas e apoio para que o novo Instituto de Identificação pudesse fazer as emissões da carteira de identidade, chegando à totalidade da população. A cada dia estamos empenhados e nos esforçando para emitir o maior número possível de carteiras de identidade nacional”, finalizou Juarez Gonçalves Carvalho, diretor do Instituto de Biometria Forense do Piauí, também homenageado.