Secretaria de Governo – SEGOV

Comitê de Crise monitora chuvas em todo o Piauí e atendimento emergencial à população de Picos

Compartilhar:

Em reunião do Comitê de Crise na manhã desta quinta-feira, 16, no Palácio de Karnak, o Governo do Estado garantiu estar preparado para atender situações emergenciais em decorrência das fortes chuvas que atingem diversas regiões do Piauí e anunciou plano de contingência em parceria com as prefeituras municipais dos municípios atingidos.

Conduzida pelo governador em exercício, Themístocles Filho, foram apresentadas as ações pontuais dos órgãos públicos estaduais na região de Picos. A Secretaria de Estado de Governo integra o Comitê. “Trabalharemos conjuntamente, de maneira preventiva, utilizando previsões climáticas para identificar eventos severos que possam ocorrer. A ideia é nos anteciparmos, atuarmos rapidamente e minimizarmos os impactos sempre que possível. Estamos todos empenhados para que possamos dar o mínimo de tranquilidade para o nosso povo”, afirmou o secretário Marcelo Nolleto.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria Estadual de Defesa Civil, Werton Costa, apresentou ao Comitê de Crise a previsão de precipitações pluviométricas para todo o Piauí nos próximos dias e alertou para a probabilidade de ocorrência de eventos severos de 16 a 23 deste mês, conforme previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE). “Nosso inverno não está comprometido em sua essência. O que temos são situações chuvosas potencialmente perigosas. As áreas estão plenamente monitoradas. A atenção se volta para a região de Floriano a Teresina, Vale do Longá e Planície Litorânea”, declarou.

Na região de Picos, as chuvas devem amenizar. A previsão é que o período chuvoso no Piauí se estenda até o mês de maio. Equipes da Defesa Civil estão em Guadalupe e equipes do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para Parnaíba e Santa Cruz dos Milagres, que começam a registrar impactos das chuvas. Até o momento, foram atendidas 34 ocorrências durante o período chuvoso. No Estado, cerca de mil pessoas estão desalojadas.

PANORAMORA DE AÇÕES

O governador em exercício, Themístocles Filho, solicitou ao gestor de cada órgão presente um panorama das ações em execução na região de Picos. O deputado estadual Severo Eulálio também acompanhou a reunião.

DEFESA CIVIL – equipes da Defesa Civil estão atuando no monitoramento das chuvas, em vistorias e avaliações técnicas de áreas impactadas e na orientação às famílias atingidas, acompanhadas de psicólogos, assistentes sociais e engenheiros.

SESAPI – O secretário de Saúde, Antonio Luiz, afirmou que ações preventivas estão sendo intensificadas. Apesar do fechamento das UBSs, os dois hospitais de Picos estão em pleno funcionamento. O secretário destacou a necessidade de uma força-tarefa para fornecer medicamentos, materiais e insumos, com foco na prevenção de doenças transmitidas pela água.

DER – O diretor presidente do DER, Leonardo Sobral, destacou que equipes do Departamento estão na região reparando os trechos comprometido em decorrência das chuvas, porém outros precisam esperar as águas baixarem para serem avaliados.

SASC – A diretora da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), Janaina Mapurunga, relatou que equipes da secretaria estão atuando no reconhecimento das áreas de risco juntamente com a Defesa Civil e no apoio e assistência às famílias atingidas. Um abrigo provisório foi montado e conta com 50 colchões.

CORPO DE BOMBEIROS – O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMPI) atua no atendimento às vítimas, no monitoramento das áreas de risco e no alojamento de pessoas que foram retiradas de suas casas. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Rêgo, relatou que desde o início das chuvas a corporação está atendendo a população, retirando famílias de áreas de risco e monitorando a situação.

SEGURANÇA – O secretário de Segurança, Chico Lucas, participou da reunião e relatou que policiais civis e militares estão atuando em Picos dando apoio ao Corpo de Bombeiros e em operações de patrulhamento e policiamento nas áreas alagadas, para evitar saques, a pedido da Prefeitura do Município.

SEINFRA – O secretário de Infraestrutura, Flávio Júnior, também presente na reunião, garantiu a avaliação conjunta com os demais órgãos estaduais de todos os prejuízos estruturais e as necessidades de reparações.

Para emergências no município de Picos, a população deve recorrer ao 190, número de serviço da Polícia Militar, ou WhatsApp do Corpo de Bombeiros – (86) 99429-7268 e Defesa Civil do Estado – (89) 9450-6787.

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo