O Governo do Piauí, em colaboração com a Associação Piauiense de Municípios (APPM), realizará a segunda fase do Pactos pelo Piauí, de segunda (24) a quarta-feira (26), no Centro de Convenções de Teresina. O evento, organizado pela Secretaria do Planejamento (Seplan) e Secretaria do Governo (Segov), tem como objetivo reunir prefeitos, vice-prefeitos e suas equipes para apresentar os serviços oferecidos pelos órgãos estaduais e fortalecer a cooperação entre o governo e os municípios.
O destaque do primeiro dia do evento será a palestra da economista e socióloga Tânia Bacelar, que abordará o tema “O desenvolvimento recente do Nordeste e do Piauí e os desafios da articulação interfederativa”. A palestra promete ser um momento importante para o debate sobre os rumos do desenvolvimento regional e a importância da articulação entre as diferentes esferas de governo.

A programação do primeiro dia do Pactos pelo Piauí inclui ainda considerações do governador do Piauí, Rafael Fonteles; de Admaelton Bezerra, presidente da APPM e prefeito de São José do Piauí; apresentação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); e fala de Washington Bonfim, secretário do Planejamento do Piauí.
Esse será um encontro estratégico entre as três esferas do Poder Executivo (federal, estadual e municipal) e organizações da sociedade civil, proporcionando trocas de experiências e capacitações sobre captação de recursos e ferramentas de gestão.
Ao longo do evento, serão apresentados e formalizados os pactos lançados em 2024, abordando áreas estratégicas como saúde, educação, segurança, trânsito, sustentabilidade, saneamento, defesa civil e gestão tecnológica. Também serão apresentados os planos de ação do governo estadual, indicadores de monitoramento e metodologias de coleta de dados.
A iniciativa visa aumentar a autonomia dos municípios, proporcionando suporte técnico e estratégico para ampliar o alcance das políticas públicas.
Espaços
O evento terá uma programação diversificada, incluindo uma novidade: 15 estandes de atendimento, especialmente montados para oferecer suporte técnico e esclarecer dúvidas dos gestores municipais sobre diversas áreas da administração pública.
Localizados no pavilhão do Centro de Convenções, os estandes serão organizados pelos Pactos Colaborativos nas áreas de Segurança e Trânsito, Educação, Gestão e Tecnologia, Crianças, Saneamento, Defesa Civil e Saúde.
Também estarão presentes espaços dos Ministérios da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, além de outras instituições parceiras. Este espaço será dedicado ao atendimento e à orientação dos gestores municipais, fornecendo suporte técnico e informações sobre programas e ações em várias áreas.
Durante a programação, a Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi) também realizará uma feira de artesanato.
Programação
