O coordenador de Articulação Institucional do Arquivo Nacional, Fábio Costa, conheceu as instalações e projetos do Arquivo Público do Estado do Piauí. Localizado na Rua Coelho Rodrigues, no centro de Teresina, o órgão completará, neste mês de julho, 115 anos de existência.
Fábio Costa foi recebido pela diretora Rosângela Carvalho, que enfatizou a importância da visita. “Desejamos um maior diálogo e parceria com a maior autoridade arquivística do Brasil, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Nacional de Arquivos”, declarou.
O coordenador salientou o trabalho que a direção-geral do Arquivo Nacional, que também responde pela Presidência do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), tem realizado em busca de um modelo mais dinâmico de articulação institucional com os arquivos públicos estaduais e municipais, na promoção do fortalecimento da Política Nacional de Arquivos e na requalificação do funcionamento organizacional das instituições arquivísticas, nos três níveis da federação.
No Piauí, Fábio Costa participou da Caravana Federativa e dialogou com os participantes sobre a importância da gestão documental e da promoção do direito à memória para boas práticas de gestão pública. Destacou ainda, as oportunidades que têm sido construídas por meio do acordo de cooperação firmado com o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento); a relevância da elaboração de modelos funcionais de arquivos públicos que atendam às realidades nos territórios, e o cenário de transformação digital e modernização propiciado por soluções oferecidas pela União, a exemplo do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN).
A Estratégia Nacional de Governo Digital, lançada no Piauí, é uma medida que envolve ações como a oferta de linhas de crédito e capacitação de servidoras/es para que entes federativos digitalizem serviços públicos sob um mesmo padrão, seguindo normas de proteção de dados e de transição do papel para o digital.
“A presença do Arquivo Nacional tem se dirigido à superação do isolamento ao qual a gestão de documentos vinha sendo posta nos últimos anos. Trata-se de um processo de reposicionamento institucional voltado ao fortalecimento da Política Nacional de Arquivos e do Sistema Nacional de Arquivos, destacando o papel de protagonistas dos arquivos públicos no Brasil,” explicou Fábio Costa.