O governador Rafael Fonteles e o secretário de Governo, Ivanovick Pinheiro, participaram, na noite da sexta-feira (11), da sessão solene de posse da nova Procuradora-Geral de Justiça do Piauí, Cláudia Pessoa Marques da Rocha Seabra. O chefe do Executivo estadual nomeou a nova PGJ-PI, que foi a mais votada pelos membros do Ministério Público do Piauí (MPPI), para exercer o cargo no biênio 2025-2027.

“A procuradora Cláudia tem a legitimidade dos seus pares e também a legitimidade do povo do Piauí a partir da nossa escolha. Desejo que ela tenha muita sabedoria, a partir da vontade de Deus, para guiar o Ministério Público sempre na direção da sua missão constitucional de fiscal da lei, de garantia e efetividade das políticas públicas” considerou Fonteles.


A cerimônia ocorreu na sede do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), com a presença de autoridades nacionais e estaduais, representantes dos três poderes, membros e servidores do MPPI, além de familiares e convidados. “Tenho certeza que sua gestão será guiada pelos mesmos princípios que nortearam sua carreira, trazendo avanços significativos ao Ministério Público e à sociedade”, declarou o secretário de Governo.


Claudia Seabra ressaltou uma relação respeitosa do MPPI com os demais poderes. “Eu respeito as instituições independentes e sou uma procuradora-geral que, antes de tudo, primo por esse diálogo construtivo, respeitoso, independente e harmonioso. Porque entendemos que todos nós temos um único propósito, então não tem como ser diferente, respeitando as atribuições e as funções de cada um”, declarou.
Natural de Teresina-PI, Cláudia Seabra é graduada em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Piauí, Pós-graduada em Direito Processual Administrativo pela Universidade Federal do Ceará e pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí. Ingressou no MPPI como Promotora de Justiça no ano de 1996, atuando em municípios do interior do Piauí e na capital. Nos últimos anos, vinha atuando como Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça.


*Matéria: Secom-PI, com alterações