Secretaria de Governo – SEGOV

Diálogos pelo Piauí: Governador recebe propostas da população para a região de SRN

Compartilhar:

O governador Rafael Fonteles e o secretário de Governo, Ivanovick Pinheio, participaram da Plenária Territorial na sexta edição do Diálogos pelo Piauí, realizada no Instituto Federal do Piauí (IFPI), em São Raimundo Nonato, no último sábado, 02. Durante a Plenária, o governador recebeu as propostas da população sobre obras e ações discutidas nas oficinas do Plano Plurianual (PPA).

As propostas são organizadas em sete eixos: saúde e bem-estar; educação inclusiva e de qualidade; justiça e segurança; redução das desigualdades; infraestrutura, inclusão produtiva e transição energética; desenvolvimento socioeconômico; e mudanças climáticas, meio ambiente e recursos hídricos. Em cada um dos eixos foram incluídos cinco pedidos devidamente avaliados pelo governador.

No eixo saúde e bem-estar, as propostas variam desde o cofinanciamento estadual para saúde, esporte e cultura, passando por ampliação de atendimentos especializados para saúde mental e autismo, até a descentralização de consultas e exames especializados.

No eixo da educação, os pedidos incluem a descentralização da oferta de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), além da ampliação da oferta de bibliotecas, entre outros.

No eixo justiça e segurança, a população solicitou a criação de equipamentos públicos de segurança e a ampliação do efetivo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

No eixo redução das desigualdades, foram solicitadas mais ações de políticas públicas para as mulheres, implantação de instituições de longa permanência para idosos e políticas públicas de educação sexual para adolescentes.

No eixo de infraestrutura, os cidadãos reivindicaram a implantação de uma rede hídrica integrada — articulando poços, aguadas, barragens e outros sistemas — e a melhoria de estradas que interligam as cidades, facilitando a mobilidade, o escoamento da produção e o acesso ao turismo.

No eixo de desenvolvimento socioeconômico, as propostas incluem a potencialização do turismo, o fortalecimento da apicultura familiar e a ampliação do programa de cisternas.

Por fim, no eixo de mudanças climáticas, destacam-se a construção de novas cisternas, o fortalecimento da educação ambiental nas escolas públicas e a garantia da manutenção das barragens e açudes.

Rafael Fonteles destacou que o objetivo do Diálogos pelo Piauí é ouvir as demandas da população. “O objetivo é escutar o povo, falar menos, escutar mais, para que possamos melhorar nosso planejamento com base nas prioridades que o povo quer”, afirmou.

O governador informou que várias ações já estão sendo realizadas pelo Governo do Piauí no Território Serra da Capivara, como a melhoria das rodovias e a reforma de escolas e hospitais. A próxima solução, segundo ele, será em relação ao abastecimento de água, uma demanda antiga da região. “O abastecimento de água é o principal ponto reivindicado pelas lideranças comunitárias, sociais e políticas. Agora, com essa nova fase da concessão de água e esgoto, por meio da Águas do Piauí, temos certeza de que teremos muito mais velocidade na resolução desse problema”, comentou.

O Diálogos pelo Piauí é coordenado pelas Secretarias de Estado do Planejamento (Seplan) e do Governo (Segov). O evento promove a escuta da população, o planejamento participativo e o acesso direto a serviços públicos essenciais.

O projeto já passou pelas cidades de Picos, Piripiri, Campo Maior, Floriano e Paulistana e segue até setembro, percorrendo os 12 territórios de desenvolvimento do estado. Os próximos eventos estão programados para Uruçuí, Bom Jesus, Parnaíba, Oeiras, Valença e Teresina.

Agenda – Antes de participar da plenária, o governador visitou, neste sábado (2), em São Raimundo Nonato, as obras de reforma do Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz e inaugurou a ampliação e modernização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Gercílio de Castro Macêdo.

Fonte: GovPi

Compartilhar:
Acessar o conteúdo