Secretaria de Governo – SEGOV

Fazenda Progresso realiza maior dia de campo do Matopiba

Compartilhar:

Acontece nesta sexta-feira, 02, no município de Sebastião Leal, o maior dia de campo da região do MATOPIPA: o Dia de Campo Progresso Sementes, promovido anualmente pelo Grupo Progresso. O evento reúne mais de 2 mil produtores e promove uma imersão na cadeia produtiva da soja. O governador Rafael Fonteles e o secretário de Governo, Marcelo Nolleto, participam.

A programação inicia às 07h30 com credenciamento e café da manhã. Em seguida, serão realizadas rodadas no campo e apresentação de cultivares e programação do espaço Mulheres que Fazem Progresso. Às 11h, acontece o Festival Gastronômico, com previsão de encerramento às 14h.

O Grupo Progresso iniciou a atuação no Piauí em 2001, quando a Família Sanders expandiu os investimentos que realizava em Minas Gerais. Atualmente o grupo possui oito unidades produtivas: a Fazenda Ouro Branco, em Paracatu, Minas Gerais; e mais sete fazendas no Piauí: a Rainha da Serra, Pratinha e Lambari (Uruçuí), Fazenda Imperial (Sebastião Leal), Fazenda Península (Guadalupe), Fazenda Tropical (Baixa Grande do Ribeiro) e a Fazenda Progresso (Sebastião Leal).

O grupo atua no setor do agronegócio, com o cultivo de soja e milho, a produção e o beneficiamento de algodão, além de reflorestamento com eucalipto e a pecuária. A Fazenda Progresso, em Sebastião Leal, tem uma equipe de aproximadamente 700 funcionários, extensa frota de tratores, aviões e maquinários.

A unidade possui uma Usina de Beneficiamento de Algodão com capacidade para processar 6.000 kg de pluma por hora, sendo 30 fardos de 200 kg. E tem capacidade de armazenamento de até 10.500 toneladas de pluma beneficiada pronta para comercialização.

Em parceria com a FT Sementes, o Grupo Progresso desenvolve pesquisas em duas unidades produtivas piauienses: a Fazenda Progresso (em Sebastião Leal) e a Fazenda Península (em Guadalupe). Nos campos irrigados da Fazenda Península, a pesquisa e o monitoramento de cultivares ocorre ao longo de todo o ano, feita por engenheiros agrônomos, técnicos e equipe de suporte, totalizando 16 profissionais.

A partir de pesquisas e melhoramento genético, a Fazenda desenvolveu cultivares mais resistentes a pragas e doenças, com maior tolerância a estiagens. Na Fazenda Península há uma Câmara Fria com capacidade para 180 m³ de soja, aproximadamente 1.500 sacos de sementes, em condições ideais para conservar a qualidade do produto.

SUSTENTABILIDADE
Na Fazenda Progresso, a Usina Solar Cornélio Adriano Sanders tem uma potência inicial de 1.628 kWp. São 5.120 placas solares de 320 watts instaladas sobre uma estrutura metálica em solo, transformando a energia do sol em eletricidade. Essas placas estão conectadas a inversores de frequência, que ligados a uma subestação, conduzem a energia gerada e disponibilizam na rede interna.

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo