Uma ferramenta capaz de auxiliar no gerenciamento de projetos e gestão de contratos foi customizada pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e já está em uso por outros órgãos da administração estadual, como a Secretaria de Governo (Segov). O Redmine é um software livre, gratuito e que auxilia na execução de importantes tarefas e acompanhamento de ações.
Nessa terça-feira (15), equipes da Segov e Etipi estiveram reunidas para avaliar o andamento e os benefícios do uso do sistema na secretaria. atualmente mais de 20 grandes projetos na Segov já avançaram com o sistema. A reunião marcou o encerramento do ciclo de implementação, troca de experiências e a apresentação do Procedimento Operacional Padrão (POP).
Luciano Aguiar, diretor de Gestão Estratégica da Etipi, explica que o software Redmine representa um ganho quanto à inovação e tecnologia para dar agilidade e novas possibilidades dentro da administração pública. “Nós, da Etipi, já utilizamos essa ferramenta e agora outras secretarias, como a Segov, também já transformaram a rotina de gerenciamento de projetos com o uso do Redmine”, afirmou o diretor.
A Coordenadora de Projetos Estratégicos da Segov, Luciana Abreu, afirmou que o Redmine é utilizado pela Secretaria de Governo como uma ferramenta essencial na gestão dos projetos institucionais. “Na prática, os servidores da Secretaria podem planejar as atividades de forma mais assertiva, otimizando tempo e o acompanhamento das ações internas”, declara a coordenadora.
Dentro da ferramenta é possível a visualização de um painel de dados, gráficos inteligentes e calendários sobre início, andamento e término de ações, ou seja, uma série de funcionalidades que facilitam o trabalho e governança.
Fonte: Etipi, com alterações