Secretaria de Governo – SEGOV

Intermodal do Vale do Parnaíba é apresentado com destaque na Piauí Infra Day em Brasília

Compartilhar:

O governador Rafael Fonteles participou, na terça-feira (9), do Piauí Infra Day, em Brasília, na sede do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), órgão técnico de assessoramento da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA). Na ocasião, o deputado federal piauiense Flávio Nogueira (PT-PI) tomou posse como vice-presidente da Frente.

Fonteles apresentou um painel com as pretensões de infraestrutura, a partir do intermodal do Vale do Parnaíba, que poderá funcionar como corredor de exportação para produtos como a soja e o milho produzidos no sul do estado. E destacou a importância de um escoamento logístico eficiente para impulsionar a economia regional. “O que justifica uma hidrovia, um porto, uma ferrovia, é a carga. A logística veio resolver um problema do transporte de carga, atendendo a uma necessidade real”, completou.

O intermodal, segundo ele, será uma grande rede que vai conectar o Piauí de ponta a ponta, favorecendo o crescimento econômico e social. “Apresentamos os grandes projetos de logística do Piauí, envolvendo hidrovias, rodovias, ferrovia e porto, que vão mudar de patamar o crescimento econômico, gerando mais oportunidades de trabalho, emprego e renda para nossa gente”, considera.

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) também participou do evento e reforçou os benefícios de estimular mais hidrovias dentro dos modais de transporte nacionais. “A infraestrutura fluvial é o ponto mais crítico do Brasil, embora seja o meio de transporte mais barato que existe. Nós temos muitas vias fluviais que não estão sendo aproveitadas e outras que poderiam ser melhor aproveitadas”, disse.

A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, reforçou a importância da produção de combustíveis sustentáveis da aviação (SAF) em larga escala no País para a descarbonização do setor aéreo. “O futuro da aviação, num país como o Brasil, nos aponta diversos desafios, mas ele vem somado à necessidade de uma agenda de descarbonização. A maior aposta para zerarmos as emissões de CO² é o uso de SAF. Então ouvir o governador falar sobre isso e ver os investimentos do estado em infraestrutura nos deixa muito otimistas”, disse Jurema Monteiro, ressaltando junto aos senadores presentes a importância, também, da votação do PL Combustível do Futuro, que aguarda a apresentação do primeiro parecer do Senado.

Sobre a FPPA

A Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA) é formada por parlamentares de todo o Brasil e coordenada pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP). Ela tem como objetivo discutir as demandas dos estados no setor de infraestrutura e levá-las ao parlamento, principalmente na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados e na Comissão de Infraestrutura do Senado. “Temos muitos desafios, em todos os modais. Fico muito alegre de fazer parte desta Frente. Estamos juntos pelo avanço da infraestrutura no Piauí, meu estado, e em todo o Brasil”, disse o deputado Flávio Nogueira.

*Com informações de Gov.PI, Abear e GE News

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo