Secretaria de Governo – SEGOV

Melhores práticas de alfabetização são premiadas pelo Governo do Piauí

Compartilhar:

A 2ª edição do Prêmio Alfa 10 agraciou 37 escolas pelas melhores práticas de alfabetização no ano de 2022. O governador Rafael Fonteles, acompanhado da primeira-dama Isabel Fonteles e de secretários de Estado, fez a entrega da premiação em solenidade no Theresina Hall, zona Leste de Teresina. O secretário de Governo, Marcelo Nolleto, prestigiou o evento, que integra aprogramação do II Seminário Estadual do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).

A ganhadora do primeiro lugar da 2ª edição do Prêmio Alfa 10 foi a Escola Municipal Hugo Piauilino, de Bom Jesus. “É um orgulho fazer parte disso. É um programa que já está revolucionando a educação do Piauí, porque todos nós sabemos que os anos iniciais são a base da nossa educação. Se tivermos uma educação nos anos iniciais, de qualidade, consolidada, com certeza, os nossos alunos estarão muito mais bem preparados”, declarou a a diretora Carmelita Santos.

Cheio de entusiasmo, o governador Rafael Fonteles conduziu a premiação e destacou que o Governo do Estado vai editar lei para que as crianças sejam alfabetizadas com 6 anos de idade e, depois, com 5 anos. “Hoje é um dia especial para nosso Governo, para os municípios, para o povo do Piauí e para todos que cuidam da alfabetização. Investir na alfabetização para idade certa é sem dúvida a política pública mais importante que o poder público pode implementar”, afirmou, observando o ânimo dos gestores premiados. “É essa vibração que a gente queria e esperamos que contagie outras pessoas a valorizarem isso aqui. É digno de aplausos o trabalho de cada gestor. Viva a educação do Piauí! Viva a alfabetização na idade certa!”, exaltou.

Para Washington Bandeira, secretário de Estado da Educação, os programas educacionais desenvolvidos pelo Governo do Estado do Piauí não deixam ninguém para trás. “Além de premiar as melhores escolas, as melhores nos resultados de alfabetização, nós também adotamos as escolas que tiveram os resultados mais deficientes, mais preocupantes. Então, cada escola premiada adota uma escola que a gente chama de assegurada, para ajudar na gestão pedagógica e administrativa e, assim, conseguir melhorar os resultados dessas escolas”, revela.

O Prêmio Alfa-10 tem como objetivo valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno, melhorar os indicadores educacionais que envolvem o domínio de competências em leitura, escrita e letramento matemático no ensino fundamental, promover uma política de incentivo às escolas, dentre outras metas.

A ação premia as escolas públicas estaduais e municipais do Piauí que tenham obtido, no ano anterior de sua concessão, os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí – SAEPI, aferido por meio da submissão de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Serão beneficiadas, ao todo, 150 escolas, sendo 37 delas premiadas nesta segunda edição. Um investimento de R$ 3.445.000,00 (três milhões quatrocentos e quarenta e cinco mil reais).

Seminário PPAIC

Destinado às equipes do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), dirigentes municipais e gerentes regionais de educação, participam em Teresina da segunda edição do Seminário Estadual do PPAIC que este ano tem como tema “Avaliar para Ensinar”. O evento acontece dia 05, no Theresina Hall, e 06 e 07, no Blue Tree Towers Rio Poty.

Confira a lista das escolas premiadas:

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo