
O projeto da Hidrovia do Rio Parnaíba visa revitalizar a navegação do rio, principalmente na região de Uruçuí, conectando-a ao litoral até o Porto Piauí, em Luís Correia, para facilitar o escoamento da produção agrícola (soja, milho, algodão). Até o momento, o projeto já tem garantidos R$ 1 bilhão, recursos oriundos da privatização da Eletrobras, em 2022.
Já o Porto Piauí foi inaugurado em dezembro de 2023 e prepara-se para, ainda este ano, realizar sua primeira exportação de minério de ferro.

O NDB foi criado pelos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) como instituição multilateral orientada pela cooperação sul-sul. Rafael lembrou que o banco já financiou projetos no estado. “No Piauí, já temos parcerias de sucesso com o NBD, que, com o BNDES, financiou parques eólicos, fortalecendo nossa matriz renovável”, concluiu o governador.

Encontros com empresas de energias renováveis
O governador Rafael Fonteles assinou, nesta quinta-feira (11), em Xangai, na China, um memorando de entendimento (MoU) com a empresa chinesa TBEA Group para desenvolver projetos estratégicos voltados à produção de hidrogênio verde e à implantação de usinas fotovoltaicas no estado.
O governador também teve encontros com as empresas de energia renovável SPIC e Envision Energy.
Estudantes piauienses na Alemanha
A missão oficial de Rafael Fonteles e sua comitiva no exterior termina nesta sexta-feira (12), na Alemanha. Em Berlim, o governador terá reunião no Ministério Federal da Economia e Ação Climática e fará visita à Embaixada Brasileira.
Ainda em Berlim, o chefe do Executivo estadual também se encontrará com 10 alunos da rede pública do Piauí que estão realizando intercâmbio conquistado no Seduckathon 2025, projeto da Secretaria da Educação (Seduc) que premia desempenho escolar e criatividade em tecnologia.



