O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) realizou, nesta quarta-feira (11/12), a solenidade de posse de seus novos dirigentes para o biênio 2025/2026. O desembargador Téssio da Silva Tôrres assumiu a Presidência do TRT-22 e a desembargadora Basiliça Alves da Silva tomou posse como vice-presidente e corregedora. Ambos foram eleitos no último mês de novembro, durante sessão extraordinária do Tribunal Pleno.
O evento reuniu magistrados, políticos, advogados, servidores do Tribunal e familiares dos empossados. O governador Rafael Fonteles e o secretário de Governo, Marcelo Nolleto, que é servidor efetivo do Tribunal desde 2010, prestigiaram o ato solene. Também estiveram presentes a defensora pública Geral do Estado, Carla Yáscar; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Piauí, Natália e Silva Azevedo; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Sebastião Ribeiro Martins; o presidente da OAB – Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto; e a conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins, entre outras autoridades.
Téssio da Silva Tôrres é desembargador do TRT-22 desde julho de 2022, ocupando a vaga destinada à advocacia pelo quinto constitucional. “Foram 15 anos de um lado do balcão e, agora, estou do outro lado, então tive que vivenciar uma transformação para de fato me tornar um julgador. Essa mudança jamais me fez perder de vista quem me trouxe até aqui: a advocacia. Procuro sempre olhar para o sistema de justiça com a visão da advocacia, que é exatamente quem representa os jurisdicionados e enfrenta diariamente os problemas que afligem aqueles que buscam a tutela jurisdicional do Estado”, afirmou.
Em seu discurso, o magistrado “em construção” – como se definiu – o desembargador agradeceu aos colegas de tribunal, aos servidores, à família e aos amigos, destacando seus planos para o biênio. Como pilares citou o compromisso com a inovação, a modernização e a ampliação do acesso a justiça. “O principal foco será o uso da Inteligência Artificial, além da expansão dos núcleos da Justiça 4.0, ampliação e o fortalecimento da Justiça Itinerante”, mencionou, também apontando iniciativas internas, focadas na qualidade de vida dos magistrados e servidores e fortalecimento dos laços institucionais.
Estreitar ainda mais o diálogo institucional é outra meta do novo presidente, cuja gestão promete ser uma defesa intransigente da justiça social, aquela que se dedica à proteção do trabalho. “Nossa missão é a promoção de relações laborais justas e a construção de um ambiente de trabalho seguro e digno”, declarou. Para ele, o Tribunal também não deve se eximir ao enfretamento de debates espinhosos, como a precarização do trabalho e o impacto das novas tecnologias.
Nova vice-presidente e corregedora, Basiliça Alves da Silva assumiu como desembargadora em abril de 2023, promovida pelo critério de antiguidade. Despedindo-se do cargo de presidente, o desembargador Marco Aurélio Lustosa Caminha fez um balanço de sua gestão à frente do Tribunal, destacando as realizações do período.
Currículo do novo presidente
Téssio da Silva Tôrres é desembargador do TRT-22 desde julho de 2022, ocupando a vaga destinada à advocacia pelo quinto constitucional. É o atual vice-presidente e corregedor do Tribunal.
Atuou como advogado nas áreas trabalhista e cível de durante 15 anos. É especialista em Direito e Processo do Trabalho e em Direito Processual Civil. Além disso, lecionou em cursos de graduação e pós-graduação.
Foi membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PI (2013-2017); presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí (2018-2021) e secretário-geral adjunto da Associação de Advogados Trabalhistas (2020-2022).