Secretaria de Governo – SEGOV

Oitenta anos do Instituto Dom Barreto é celebrado em sessão solene na Alepi

Compartilhar:

Os 80 anos do Instituto Dom Barreto (IDB) foi celebrado com sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na segunda-feira (19), oportunidade em que a escola foi agraciada com a Medalha do Mérito Legislativo, proposta pelo deputado estadual Dr Gil Carlos (PT). O secretário de Governo, Marcelo Nolleto, representou o governador Rafael Fonteles no ato solene, que também contou com a presença do secretário de Educação, Washington Bandeira.

Participaram da solenidade a diretora-geral Marcela Rangel e Camila Rangel, ambas filhas do professor Marcílio Rangel, ⁠Stella Rangel ( irmã do professor Marcílio Rangel), professor José Pimentel (representando os professores do Instituto Dom Barreto), e Stella Rangel (irmã do professor Marcílio Rangel, representando os antigos servidores do Instituto Dom Barreto).

Antigo aluno do Instituto Dom Barreto, o secretário Marcelo Nolleto fez um discurso emocionado, agradecendo a escola e lembrando o reconhecimento social da mesma pelo amor que envolve a revolução silenciosa que a escola provocou ao longo de sua história. “E o que há de especial no Dom Barreto ao longo dos seus 80 anos?”, indagou e respondeu: “Dom Barreto foi criado, cultivado, e vem sendo mantido com o substrato do amor. São 80 anos, ao longo dos quais muitas vidas se doaram em nome de um projeto maior, uma revolução silenciosa, sem atalhos, gradual, consistente….o projeto de formar brilhantes amanhãs”, declarou.

O secretário recordou do ex-diretor Marcílio Rangel, que foi diretor da escola por mais de 20 anos e faleceu em 2006, com apenas 49 anos. “Todas as vezes que vamos tomar nossas decisões, a gente lembra do nosso mestre e se pergunta se ele ficaria orgulhoso de nós ou se ele ia nos chamar na sala da diretoria”, disse o gestor.

A diretora do Instituto, Marcela Rangel, falou do encontro de pessoas, da construção de histórias e agradeceu a homenagem recebida. “Os agradecimentos são a esta Casa do povo piauiense. Para todos os piauienses do passado e do presente que adotaram o Instituto Dom Barreto e a Escola Popular Madre Maria Villac como seus e fizeram dessas instituições e de todos os seus projetos sonhos seus e, mais que isso, trabalharam e continuam trabalhando para que os sonhos sejam realidade na vida das crianças, adolescentes e jovens piauienses”, deckatiu.

Escola

O Instituto Dom Barreto foi criado em Teresina, no ano de 1944, pela Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. Em 1983, a Congregação confiou a direção da Escola ao professor Marcílio Flávio Rangel de Farias, que ampliou o projeto, consolidando a concepção pedagógica que hoje continua a lhes orientar: “estudar é crescer”.

O Instituto Dom Barreto já foi dirigido também pela professora Maria Stela Rangel da Silva e, atualmente, por Marcela Clarissa Damasceno Rangel de Farias.

A Escola compreende os seguintes segmentos de intervenção social:

  • o Instituto Dom Barreto – Centro, que oferece Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio;
  • ⁠o Instituto Dom Barreto – Leste, com Educação Infantil e Ensino Fundamental;
  • ⁠a Escola Madre Maria Villac, localizada no Bairro Satélite, que atende a comunidade com Ensino Fundamental e Ensino Médio;
  • ⁠e a Casa Dom Barreto, um abrigo permanente para crianças e adolescentes em situação de risco social.

ENEM 2023 – O Instituto Dom Barreto e a Escola Madre Maria Villac estão na lista das escolas brasileiras com o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, e em primeiro e segundo lugar, respectivamente, no Piauí.

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo