Secretaria de Governo – SEGOV

Piauí Cast: transparência e balanço das ações do Governo do Estado

Compartilhar:

O Governo do Piauí lançou mais uma ferramenta de comunicação com o cidadão piauiense: o Piauí Cast, um quadro de entrevistas conduzido pelo governador Rafael Fonteles, que será exibido nas redes sociais e institucionais do Governo e que constará em entrevistas aos gestores das principais pastas do Governo.

O primeiro episódio, gravado nos estúdios da TV Antares, destacou as ações da segurança pública, prioridade número um da população piauiense e do Plano do Governo Rafael Fonteles. O entrevistado foi o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI), procurador do Estado de carreira, e ex-diretor do Instituto de Terras do Piauí (Interpi).

A ideia é tornar as informações de governo mais acessíveis para diversos públicos. “O podcast será um momento de transparência em que poderemos fazer um balanço das ações e estratégias para alcançar os resultados esperados pela nossa população. Uma maneira do povo piauiense conhecer melhor as ações do Governo do Estado, com mais tempo e mais detalhes. Portanto, um momento de prestação de contas, para que as pessoas saibam quais são as metas que nós estamos buscando, as estratégias para alcançar essas metas e para que tenhamos um estado mais desenvolvido social e economicamente, incluindo a todos e todas, sem deixar ninguém para trás”, declarou o governador.

A estruturação da segurança pública do Piauí e a redução dos indicadores de violência foram o destaque da entrevista. A atuação da Secretaria é pautada em três eixos principais: melhoria da gestão, estruturação operacional das forças policiais e a prevenção social. Foram, assim, criadas três superintendências que trabalham de forma integrada e, ainda, o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, responsável pela emissão da carteira de identidade nacional.

Numa parceria forte com órgãos do Governo. Ministério Público e Poder Judiciário, o resultado tem sido o combate efetivo ao crime organizado. “Percebemos que num universo de 3,2 milhões de habitantes, em torno de 0,4% praticam crime de maneira reiterado, digamos que 12 mil pessoas. Não poderíamos, portanto, ficar refém desses 12 mil. Temos o mapa desses 12 mil e dos seus respectivos processos judiciais, e temos mostrado ao Judiciário que é importante que haja uma celeridade nos julgamentos, para que aqueles que cometeram crimes violentos contra a vida ou crimes violentos patrimoniais sejam penalizados”, observa o secretário Chico Lucas.

Em 2023, a Secretaria de Segurança realizou 84 operações de combate à organizações criminosas, com 510 prisões, aumento de 34% na apreensão de drogas e redução de 12% do número de homicídios. Alguns números apresentados na entrevista:

Em breve, o Piauí Cast será transmitido pela TV Antares, com reprodução também pelos canais regionais, como a TV Delta, no litoral, e a TV Picos, na capital do mel.

Confira na íntegra:

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo