
A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) esteve presente no seminário “Revisão de Gastos: Aprimorando a Gestão Fiscal para Economias Mais Resilientes”, realizado, na terça-feira (2), em Brasília. O evento, promovido pela Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), reuniu representantes do governo federal, do Congresso Nacional, de organismos internacionais, além de especialistas e gestores estaduais.
O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, representou o Piauí ao lado do superintendente da Secretaria da Fazenda, Cristovam Cruz, e da analista governamental da Seplan, Conceição Santos. O seminário teve como foco a discussão de estratégias para a revisão e qualificação dos gastos públicos, buscando maior eficiência, sustentabilidade fiscal e alinhamento às prioridades de governo.
Durante o encontro, foram abordadas experiências exitosas em diferentes estados, desafios para a institucionalização de práticas de revisão de gastos e a importância da cooperação entre entes federativos e instituições de controle.
“A presença do Piauí nesse debate nacional é estratégica. Estamos comprometidos com uma gestão fiscal mais moderna, eficiente e alinhada aos princípios da responsabilidade e da transparência. A troca de experiências e o aprendizado com outras unidades federativas e com organismos internacionais reforçam nosso esforço contínuo por uma administração pública que entrega mais e melhor à população”, destacou o secretário Washington Bonfim.
A abertura do evento contou com a participação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia, e do senador Confúcio Moura, entre outras autoridades.