
O Governo do Piauí realiza, nesta quinta (2) e sexta-feira (3), o Workshop Desafios, avanços e propostas para a governança da água no Piauí, no auditório da Secretaria da Cultura (Secult), no Centro de Teresina. O evento terá a participação de representantes do Banco Mundial (BID), gestores estaduais, especialistas e parceiros para discutir segurança hídrica, cooperação institucional e prioridades para um Programa Integrado de Segurança Hídrica (PISH) no estado.
Realizado por meio da Secretaria do Planejamento do Piauí (Seplan) e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o workshop terá painéis técnicos, mesas-redondas e momentos de consolidação de resultados, com intervenções de referências regionais nas áreas de recursos hídricos e meteorologia.
A programação inicia nesta quinta, às 8h, com o credenciamento, e abertura oficial às 9h, seguida da palestra “Desafios para a segurança hídrica no Piauí”, o painel “Desafios e histórico de avanços na governança das águas”, além de espaço para perguntas e respostas.
À tarde, os debates recomeçam às 14h, com as mesas-redondas sobre articulação institucional necessária para a segurança hídrica no Piauí. A primeira mesa abordará ações e desafios para avanços na governança das águas. Após um breve intervalo, será realizada a segunda mesa, dedicada ao diagnóstico e desafios para acesso à água, e contará com encerramento das atividades feito por Washington Bonfim, secretário do Planejamento, e Feliphe Araújo, secretário do Meio Ambiente.
Na sexta, a programação inicia às 8h30, com a apresentação da proposta para um Programa Integrado de Segurança Hídrica (PISH) no Piauí, que reunirá ações prioritárias frente aos desafios do estado. Às 10h, o evento finaliza com uma importante discussão e apresentação dos resultados consolidados do I Workshop de Segurança Hídrica do Piauí.