Secretaria de Governo – SEGOV

Polícia do Piauí realiza megaoperação na Vila Mocambinho e prende 11 suspeitos

Compartilhar:

Operação na Vila Mocambinho em Teresina
Foto: Assessoria SSP-PI


A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), numa ação coordenada das polícias Civil e Militar, realizou uma megaoperação no início da manhã desta terça-feira (18) na Vila Mocambinho, zona Norte de Teresina, para cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão, que resultou na prisão de 11 pessoas suspeitas de envolvimento com facções criminosas na capital, dos quais seis tiveram participação nos incêndios aos ônibus na noite dessa segunda-feira(17).

A operação rápida e efetiva da polícia vem em resposta às ações onde criminosos promoveram dois incêndios na zona Norte de Teresina, nos bairros Mocambinho e Nova Teresina. “Os incêndios legitimam a atuação cada vez mais forte das forças de segurança do Estado, especialmente no combate ao crime organizado. Ressaltamos que as operações serão intensificadas cada vez mais e os criminosos, um a um, serão penalizados conforme a lei”, ressalta o secretário de Segurança, Chico Lucas.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, a operação de hoje é resultado de um trabalho de investigação da inteligência da Polícia Civil junto ao Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), que já possuíam mandados de busca e apreensão em aberto.

“O que aconteceu ontem foi apenas a reação dos criminosos à intensidade das ações que estão sendo feitas nesses poucos mais de cem dias de governo. A Polícia Militar e a Polícia Civil têm trabalhado de uma forma intensa, incessante, e os número estão mostrando a redução de mortes violentas, o aumento de apreensão de armas de fogo, mais de cem no Estado, prisões, principalmente a quem está fazendo a criminalidade violenta, roubos, homicídios e tráfico”, comentou o delegado-geral.

Durante a operação da manhã de hoje, foram presos: M. de S.S., vulgo “Playboy”, acusado de ser o mandante do incêndio aos ônibus; R.G. da C., acusado de participar do roubo de um veículo e do incêndio aos ônibus; J.P.A, acusado de participar do incêndio aos ônibus; V.V.R, acusado de participar do roubo de um veículo, tentativa de latrocínio e do incêndio aos ônibus; E.R.O.R, vulgo “Colombiano”, acusado do roubo de um veículo, tentativa de latrocínio e do incêndio ao ônibus; J.P. de S.A., vulgo “Bufado”, acusado de participar do incêndio; P.V.B.G, vulgo “Cremozinho”, acusado de tráfico de drogas; C.S. do N.; F. da S.R, que possuía mandado de prisão em aberto por porte ilegal de arma; A.B. da S., acusado de tráfico de drogas; e W. de S.B., vulgo “Padeco”.

“Podemos ressaltar que todas as ações são baseadas em planejamentos realizados em conjunto com todas as instituições da segurança pública. Isso demonstra que o Estado do Piauí e a Segurança Pública é organizada, a criminalidade não. Foi uma resposta muito rápida, conseguimos tirar essas pessoas de circulação e, com certeza, iremos identificar os outros envolvidos”, disse delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO.

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, destacou o trabalho das equipes das forças especializadas, como BEPI, RONE, BOPE e BOPAer, que em conjunto com a Polícia Civil estão realizando ações planejadas.

“As inteligências unificadas identificaram o problema, os alvos, foi montada a operação com solicitação do pedido de prisão, de busca e apreensão pela Polícia Civil e a Polícia Militar entrou com apoio operacional com as suas tropas, para justamente, localizar, identificar e prender esses indivíduos, ocupando os locais de forma pacificada. Iremos manter a pacificação dessas áreas através do policiamento preventivo ordinário, ou do policiamento especializado, que é o policiamento comunitário”, esclareceu o comandante.

Além disso, foram apreendidos um tambor de combustível, drogas, armas, munições, dois veículos, celulares, dinheiro em espécie e uma mochila com fogos de artifício, que podem ter sido usados na prática criminosa.

“Precisamos tranquilizar a população de que essas foram ações pontuais em reação ao eficiente trabalho que vem sendo realizado pelas forças policiais, mas que imediatamente foram debeladas na manhã de hoje, em uma ação conjunta entre as forças de segurança. Ainda na madrugada, nós mobilizamos as polícias civil e militar e todos os envolvidos foram identificados, seis deles já foram presos e os demais serão presos em breve. Isso tudo demonstra que a ação do estado é muito forte e rigorosa e que nós iremos continuar trabalhando para coibir qualquer tipo de ação criminosa”, finalizou Chico Lucas.

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo