No terceiro dia da missão internacional do governador Rafael Fonteles na China, nesta terça-feira (9), em Xiamen, foi marcado por agendas estratégicas que reforçam a cooperação econômica, educacional e industrial entre o Piauí e instituições chinesas. A programação incluiu participação em encontro de cooperação econômica entre estados brasileiros e províncias chinesas, visita e reunião com a empresa XGMA, além da assinatura de importantes memorandos de entendimento com instituições de ensino superior.
A primeira agenda do dia foi a participação no II Encontro de Cooperação Econômica e Comercial entre Províncias Chinesas e Estados Brasileiros, realizado no Centro Internacional de Conferências de Xiamen. O evento reuniu cerca de 200 representantes, com o objetivo de ampliar parcerias.

No encontro, Rafael Fonteles destacou a importância da aproximação entre os países. “Tivemos o segundo evento de cooperação econômica e comercial entre os estados brasileiros e as províncias chinesas. Os nossos países são continentais, portanto é importante que os estados e províncias ampliem esse diálogo para proporcionar mais investimentos e fortalecer as relações comerciais. A China é o maior parceiro comercial do Brasil e também do Piauí, tanto na exportação quanto na importação. Eventos como esse promovem contatos entre empresários brasileiros, piauienses e chineses de várias províncias. Não tenho dúvida de que foi um momento fundamental para fortalecer ainda mais essa relação em âmbito subnacional”, disse o governador.
Na sequência, o chefe do Executivo estadual visitou o estande da empresa XGMA Machinery Group na Feira Internacional de Investimento e Comércio da China (Cifit) e participou de reunião com o CEO da empresa, Bo Tian. O encontro aprofundou as discussões sobre a possibilidade de instalação de um parque industrial de montagem de tratores em regime CKD, quando o produto chega totalmente desmontado, na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí. A proposta, já apresentada em reuniões preliminares no Brasil, foi ainda mais detalhada.

Novos acordos na área educacional
Ainda na Cifit, no estande do Piauí, o governador Rafael Fonteles participou da assinatura de dois memorandos de entendimento (MoU) fortalecendo a cooperação do estado com instituições chinesas. Entre eles com a Ideas, Plataforma acadêmica Brics PartNIR, com um acordo voltado para intercâmbio acadêmico, pesquisas conjuntas e capacitação em inteligência artificial e economia digital.

Em seguida, com a Universidade Huaqiao (HQU) com a criação de um curso de mandarim no Piauí, ampliando o acesso de estudantes e profissionais à língua e à cultura chinesas, além de fomentar a cooperação em pesquisas científicas.
