Secretaria de Governo – SEGOV

Reforma amplia e moderniza Aeroporto de Teresina

Compartilhar:

As melhorias realizadas no Aeroporto Senador Petrônio Portella de Teresina foram entregues nesta segunda-feira,16, em solenidade com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, do secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Osmar Júnior; do presidente da CCR Aeroportos, Fábio Russo; da gerente do Aeroporto de Teresina, Ingrid Mimoso; do governador Rafael Fonteles; parlamentares e secretários de Estado. O secretário de Governo, Marcelo Nolleto, compareceu ao evento.

Com um investimento de R$ 166 milhões, a reforma busca aprimorar a segurança operacional, ampliar a capacidade de atendimento e oferecer um terminal mais confortável e moderno para os passageiros. “É a maior reforma desde a sua inauguração, em 1967, que amplia a área de embarque em mais de cinco vezes, dando mais conforto para quem vai embarcar e desembarcar”, destacou o secretário.

Foram 418 dias de obras e 1036 empregos gerados. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, destacou o impacto positivo da modernização da estrutura na economia local e no turismo. Ele também citou a importância da obra para a ampliação da aviação regional no Estado, a primeira concessão hidroviária que será realizada em breve, investimentos que, segundo ele, mudarão a matriz de desenvolvimento econômico do Piauí.

O governador Rafael Fonteles enfatizou que as reformas garantem serviços de maior qualidade e segurança para os passageiros. “Temos um aeroporto muito mais moderno, confortável, seguro e nós temos uma vantagem que é o de estar dentro da cidade, ou seja, o tempo de deslocamento do aeroporto para os hotéis é um tempo muito curto”, afirmou o governador.


Entre as melhorias já disponíveis estão:

  • novo pátio com oito posições para aeronaves, duas delas equipadas com fingers (também conhecidos como pontes telescópicas ou de embarque) em operação
  • ⁠embarques remotos com ônibus, garantindo maior proteção contra chuva e calor
  • ⁠uma nova sala de embarque no segundo piso, mais ampla e confortável, além de área de check-in, elevadores, escada rolante e canal de inspeção
  • reforma do terminal de passageiros, que passou a ser cinco vezes maior que o anterior, passando de 402 m² para 2.480 m²
  • nova sala de embarque, contando com dois portões de embarque e um novo canal de inspeção equipado com três aparelhos de raio-x.
  • implantação de conectores, os chamados fingers, entre a área de embarque e as aeronaves.
  • ampliação do estacionamento, passando de 190 para 340 vagas
  • reforma da via de acesso ao aeroporto
  • adequação das áreas de escape (RESAs) à legislação vigente
  • novos terminais de carga domésticos
  • ajustes no taxiway de acesso aos hangares
  • pista de pousos e decolagens, com ajustes no balizamento e sinalização horizontal.
  • melhorias no sistema elétrico do aeroporto
  • construção de uma estrutura de armazenamento de água, com capacidade total de 74 mil litros, sendo 37 mil para consumo rotineiro e 37 mil para reserva contra incêndios

Movimentação

Em termos de movimentação, o Aeroporto de Teresina registrou cerca de 540 mil passageiros no primeiro semestre de 2024, um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. O aeroporto opera sete rotas diretas para destinos como Guarulhos, Viracopos, Confins, Brasília, Recife, Fortaleza e São Luís. Em média, três mil pessoas embarcam e desembarcam por dia na capital piauiense, e o sítio aeroportuário ocupa uma área de 1.281.678 m².

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo