Secretaria de Governo – SEGOV

Teresina tem redução de 45% no número de mortes violentas no mês de agosto

Compartilhar:

Governador Rafael Fonteles com os secretários Marcelo Nolleto e Chico Lucas
Foto: CCom


O número de mortes violentas intencionais (MVIs) em Teresina – e também no interior do Piauí – diminui no mês de agosto deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (4) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).

De acordo com números coletados pela Gerência de Dados da Secretaria, em agosto de 2022 foram registradas 31 vítimas de mortes violentas intencionais na capital, contra 17 vítimas no mês de agosto deste ano em Teresina. Uma queda de 45,15% no número de mortes dessa natureza.


A soma de todos os registros marca também uma queda no número de mortes violentas nos municípios piauienses. No mês de agosto do ano passado, foram contabilizadas 67 vítimas. Já neste ano, no mesmo mês, foram registradas 56 vítimas, uma diminuição de 16,42% das MVIs em todo o estado.


Operação policial na Vila Mocambinho, em Teresina

Operação policial na Vila Mocambinho, em Teresina
Foto: Assessoria SSP-PI


Piauí registrou a maior queda no número de mortes violentas intencionais dos últimos quatro anos.

 
Segundo os dados do Monitor da Violência, o primeiro semestre de 2023 apresentou uma queda de 0,5% no número total de casos. Entre janeiro e julho de 2022, foram registradas 375 mortes violentas, no mesmo período deste ano, foram 373 casos. 

A região Nordeste apresentou queda de 6,3% no número de assassinatos na comparação entre os dois períodos. O Piauí foi o estado que registrou o 2º menor número absoluto de mortes violentas na região nordeste, atrás apenas do estado de Sergipe. 

Na comparação com outros estados, o Piauí apresentou o 9º menor número total de mortes. Ao todo, no Brasil, 19.695 pessoas foram assassinadas entre janeiro e julho de 2023. Em 2022, no mesmo período, foram 20.312 casos. No Brasil, a queda foi de 3,4%. 


“A redução das mortes violentas em todo o estado e na capital mostram o resultado efetivo das ações das Forças de Segurança no combate à criminalidade. Vamos continuar trabalhando para fecharmos este ano com números ainda mais reduzidos”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública, Chico Lucas.

De acordo com o secretário de Segurança estão sendo desenvolvidas ações estratégicas que possibilitam a redução dos índices de criminalidade em todo o estado. “A expectativa é que no próximo semestre tenhamos números ainda melhores, estamos trabalhando para reduzir todos os tipos de crimes no estado do Piauí. Devemos ressaltar que essa redução só é possível, devido ao aumento do efetivo das forças de segurança, a aquisição de viaturas, equipamentos e investimento em inteligência”.

O gerente de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança Pública, delegado João Marcelo Brasileiro, explica que os dados do primeiro semestre confirmaram a tendência de redução da criminalidade no Piauí. “Acompanhamos diariamente os números de mortes violentas intencionais, o estado do Piauí, segue uma tendência de queda. Comparando com a nossa previsão e com a média dos outros anos, acreditamos que até o final do ano teremos uma redução ainda maior”, explicou o gerente. 

Abordagem a suspeito durante operação policial em Teresina
Foto: Assessoria SSP-PI

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo